O estado da Bahia vem ganhando destaque na prática de esportes náuticos em 2024. Com praias como Stella Maris, Ribeira, Jaguaribe e Porto da Barra, o estado é um ponto forte para atividades como surf, canoagem, remo, kitesurf e natação.
A realização de atividades no mar traz benefícios para o corpo, a mente e amplia a consciência ambiental. Os baianos são privilegiados quando o quesito é água. Só em Salvador, são 20 praias espalhadas em cinquenta quilômetros de orla.
As opções são variadas para quem deseja praticar esportes aquáticos. Na praia da Ribeira, o mar calmo e cristalino é propício para remo e canoagem. Em Jaguaribe, os ventos fortes atraem os amantes do kitesurf. Já em Stella Maris, a realização do Fico Surf Festival tornou a praia um ponto de referência nacional para o surf.
A Bahia também se destaca pela diversidade de atletas nesses esportes, como Isaquias Queiroz, o maior nome do Brasil em Jogos Olímpicos na canoagem, e Bruno Jacob, vice-campeão mundial em motosurf.
O piloto de jet ski, Bruno Jacob, tem um currículo repleto de títulos, incluindo vitórias em competições globais na França e na Espanha, além do título de campeão mundial em 2024 no Daytona Freeride, na Flórida. Bruno reflete que a prática do esporte foi muito importante na sua adolescência, ajudando-o a superar desafios e a manter a disciplina. “Hoje, tudo está relacionado ao esporte para mim. Como estilo de vida, como trabalho, em tudo. O esporte realmente muda vidas. Seria outra direção se eu não tivesse conhecido essa prática”, disse Jacob.
O atleta cita o Brasil como o segundo país na prática de esportes náuticos, atrás apenas dos Estados Unidos, e menciona a Bahia como privilegiada pela natureza. “A Bahia é top 3 na nossa categoria. Estamos crescendo bastante. Em qualquer evento, vêm centenas de atletas. Temos campeões e novos talentos surgindo. Eu mesmo tenho uma escola”, afirmou Jacob.