Foto: CHC
Nesta quarta-feira (05), comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que tem como objetivo promover atividades de proteção. Uma das pautas tratadas nesse dia é a importância dos oceanos para o planeta Terra, que vêm sendo ameaçados pela degradação. Você sabe por que precisamos dos oceanos?
As águas cobrem mais de 70% da superfície terrestre e são um recurso vital para milhões de espécies, incluindo os seres humanos. A produção de oxigênio, de proteínas e a geração de emprego para cerca de 40 milhões de pessoas são provas disso.
Apesar de sua importância, os oceanos vêm enfrentando inúmeras ameaças. A sobrepesca, a degradação dos recifes de coral e a poluição plástica estão afetando a vida das espécies e a qualidade das águas.
Segundo o Vale Notícias, entre 19 e 23 milhões de toneladas de plásticos são jogados nos oceanos, prejudicando as espécies, fazendo com que 90% dos peixes entrem em colapso e ameaçando 50% dos recifes de coral.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, ressaltou a urgência de um acordo global para acabar com a poluição plástica. Ele destacou que a biodiversidade marinha sofre com a exploração dos oceanos.
Medidas como educação ambiental, atitudes rigorosas de redução de poluição e incentivo à pesca sustentável são meios viáveis para a proteção desse ecossistema, que podem ser adotadas por órgãos governamentais. Além disso, a conscientização da própria população é fundamental.
Os oceanos são fundamentais para a saúde do planeta e para a sobrevivência de inúmeras espécies, incluindo os seres humanos. Proteger e conservar esses vastos corpos d’água é essencial para garantir um futuro sustentável para todas as formas de vida. A ação coletiva, a conscientização e a implementação de políticas eficazes são passos vitais para preservar os oceanos e, consequentemente, o meio ambiente global.
Gabriel Silva