Mais de 50 embarcações participaram do evento nas classes Monotipo, Windsurf e Wing Foil.
Tendo como cenário a aprazível praia da Ribeira, foi realizada no último sábado (19) a 2ª edição da COPA VELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
O “QG” da Copa foi a Guarderia Beira Mar, comandada pela dupla Ubiracy Mesquita (Bira) e Matheus Mesquita, ambos velejadores e destaques nacionais na classe Windsurf.
Na programação um café da manhã das 08 às 10h30, seguido de reunião técnica com todos os participantes, concentração de embarcações à beira mar e largada da regata com narração para o grande público.
Ao todo participaram 52 embarcações, distribuídas nas classes Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Supercat 17, Magnum, Day Sailer e Dingue, todos esse veleiros monotipos.
Também na raia diversas pranchas à vela (Windsurf) e a “Wing Foil”, a nova modalidade que está fazendo sucesso em todo o Brasil, e que já conta com dezenas de praticantes na Baía de Todos-os-Santos.
CONDIÇÕES CLIMÁTICAS IDEAIS
O evento transcorreu com as melhores condições possíveis para embarcações à vela.Temperatura entre 25 e 28 graus centígrados, ventos oscilando entre 12 e 15 nós (21 a 27 km/h), mar com pouca ondulação e sem chuva.
A largada foi dada as 13h30 e todas as embarcações fizeram um percurso triangular, sendo um dos trechos bem próximo à orla da avenida Beira Mar, propiciando para milhares de banhistas uma visão privilegiada do evento.
Durante a realização da copa o público contou com a narração de Marcelo Fróes e Horácio Ganem, ambos velejadores, com larga experiência na modalidade, passando informações detalhadas, como características de cada embarcação, da tripulação, velocidade e condições do vento.
EVENTO PARA TODAS AS IDADES
A Copa Vela Baía de Todos-os-Santos 2024 atingiu uma ampla faixa etária.
No veleiro monotipo de nome “ORCA” do comandante Adriano Ribeiro, primeiro colocado na classe “aberta monotipo” estava a o mais jovem participante do evento, o pequeno Betinho, de apenas 3 anos de idade, filho do velejador Beto Gaspar.
Já na classe “Wing Foil”, com apenas um tripulante, estava o velejador João Bento Oliveira, de apenas 10 anos, que conquistou o 2º lugar.
Competindo no veleiro “Magnum 595” estava Fred Cardoso, o mais experiente navegador, com 78 anos, e que conquistou o 3º lugar.
TURISMO NÁUTICOA
Copa Vela Baía de Todos os Santos tem por principais objetivos:
1.Fomentar o ESPORTE e TURISMO NÁUTICOS na maior baía navegável do mundo,
2.Estimular a participação de novos praticantes de esportes náuticos,
3.Envolver a comunidades da borda da BTS, gerando emprego e renda para dezenas de famílias.
CERIMÔNIA DE PREMIÇÃO
Contando com as presenças do Presidente da Associação Náutica da Bahia (ANB) e vice-presidente da SOAMAR Salvador Santiago Campo, do Presidente do Observatório da BTS e o Comodoro do Saveiro Clube da Bahia, Sérgio Pimenta, foi realizada a Cerimônia de Premiação da COPA VELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS 2024.
Foram premiados com troféus e medalhas os 3 primeiros lugares de cada classe.
Após a premiação, os velejadores saborearam um delicioso jantar, realizado nas dependências da Guarderia Beira Mar.
PATROCINADORES E APOIADORES
A COPA VELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS 2024 foi uma realização Guarderia Beira mar e da Via Náutica Consultoria e Eventos.
Patrocínio Master da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA)
Especial Apoio da Fundação Aleixo Belov e Uranus 2 Comunicação.
Apoio Técnico Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB)
Apoio Institucional Capitania dos Portos da Bahia, da Associação Náutica da Bahia – ANB e do Observatório da BTS
Apoio de Mídia Site Mar Bahia, Tribuna da Bahia, Programa A Bordo – Rádio Metrópole FM, Metrópole Turismo e Site Nauti News