O Ellas Festival de Esportes Náuticos – Outubro Rosa 2024, realizado no último dia 20 de outubro, na Marina da Penha, foi um verdadeiro show de solidariedade, união e superação. O evento, que reuniu atletas, especialistas na luta contra o câncer e centenas de participantes, encantou a todos com uma programação diversificada e profundamente impactante. A interação foi constante e inspiradora.
Desde as competições esportivas até as emocionantes rodas de conversa, o festival promoveu uma verdadeira imersão em um universo de apoio mútuo, conscientização e alegria. Entre os momentos mais marcantes, destacam-se os depoimentos emocionantes de mulheres em tratamento e a simbólica entrega de perucas solidárias, um gesto de carinho e empoderamento que tocou a todos os presentes.
“Foi emocionante ver tantas mulheres se unindo e se apoiando. O esporte tem esse poder transformador, e nossa missão é usar essa força para fazer a diferença na vida dessas guerreiras,” comentou Agatha Wicks, diretora do evento e Presidente da AMMAR. “Cada sorriso, cada história compartilhada, nos mostrou que estamos no caminho certo.”
Os talk shows e palestras com médicos especialistas trouxeram informações essenciais sobre o combate à doença, enquanto as rodas de conversa proporcionaram vivências únicas, com relatos de superação e a força que o esporte pode trazer para a cura e a qualidade de vida. As atividades culturais, como as apresentações de banda percussiva, DJ e a animada performance da banda “As Nandas”, garantiram um clima de celebração e esperança.
A médica Ana Paula Leal, que participou de uma das rodas de conversa do Festival, chamou atenção para atitudes importantes do público feminino. “Esse evento visa conscientizar e divulgar a prevenção e diagnóstico ao câncer de mama. É sempre importante reforçar que a mulher cuidar da sua saúde, manter uma dieta balanceada, fazendo seus exames, porque atitudes como essa são fundamentais para promover a cura da doença”.
A atleta de canoa havaiana e engenheira civil Renata Bonavides foi uma das grandes inspirações do Festival, sendo declarada embaixadora do evento. Superando um Linfoma Anaplásico de Grandes Células, Renata dedicou sua trajetória a apoiar e motivar outras mulheres, e fez questão de dar o seu depoimento no evento.
“Para quem estiver passando por qualquer problema na vida, acredite, tudo passa, inclusive a saber sobre um diagnóstico como esse. Mesmo com tensões e dificuldades, passa. Queria muito agradecer ao Festival pelo convite para ser embaixadora. Eu me sinto honrada representando tantas mulheres nessa causa tão importante que é o Outubro Rosa”.
O compromisso com a sustentabilidade foi outro ponto alto. O evento foi marcado por uma postura de lixo zero, reforçando a importância da preservação ambiental em meio ao espetáculo de solidariedade e saúde. Para Tata Mott, sócia de Agatha na organização do festival, o sucesso do evento vai além da programação:
“Conseguimos criar um ambiente de acolhimento e solidariedade. Ver o impacto que as vivências, palestras e momentos de descontração causaram em cada pessoa que passou por aqui foi a maior recompensa.”
Apoiadores do Festival e representantes institucionais como o Capitão dos Portos da Bahia, CMG Wellington Gagno, também estiveram presentes, destacando a importância do evento. “Esse evento capitaneado pelo Grupo Ellas é de suma importância. São palestras, ações de prevenção, promoção do esporte, e para a Capitania dos Portos da Bahia é uma satisfação prestigiar o Festival”, declarou o Comandante Gagno.
Com uma energia contagiante, o Ellas Festival de Esportes Náuticos – Outubro Rosa provou ser mais que um evento esportivo: foi um verdadeiro movimento de amor, cuidado e superação.
Reprodução: Mar Bahia