Fotos André Sá
O Saveiro Clube da Bahia, tradicional entidade náutica de Salvador, realizará no próximo dia 18 de outubro, sábado, a 48ª edição da “Regata da Primavera-Lixo Zero”.
O evento reunirá um expressivo número de Veleiros de Oceano, Veleiros Monotipos e Saveiros Vela de Içar.
No total são esperadas mais de 80 embarcações, de Salvador, de outras cidades e estados, que partem das águas próximas de Ponta do Humaitá, belíssimo e conhecido ponto turístico da capital baiana. A largada se dará ao meio dia, rumo à cidade de Itaparica. Após partirem, as embarcações percorrem a orla de Salvador, desde a praia da Boa Viagem até o Museu de Arte Moderna (MAM), rumando em seguida para a Marina de Itaparica, atualmente sob gestão da empresa “Marinas PORTMAR”, local onde acontecerá o receptivo para todos os participantes.
PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS
A programação da 48ª Regata da Primavera Lixo Zero tem início uma semana antes da competição. A partir do dia 13 de outubro, segunda feira, diversas palestras e ações socioambientais serão realizadas em duas escolas municipais, uma em Salvador e ao outra em Itaparica.
Em Salvador, de 13 a 17 de outubro, a “Escola Municipal Eloyna Barradas” com sede na Ribeira, contará com ações a serem realizadas pelas empresas “COMPOSTAR” e “VEGAH Educação Ecossistêmica”, dentre elas:
Implantação da coleta seletiva, doação de lixeiras da coleta seletiva, palestra sobre reciclagem e compostagem e atividades Ecossistêmicas de Cultura Oceânica, plantio de mudas de espécie nativas com apoio da SECIS (Secretaria de Cidade Sustentável) com utilização de adubo gerado no processo de compostagem gerado pela regata anterior. Expectativa de atingir mais de 340 alunos.
Já na cidade de Itaparica, as ações serão realizadas nos dias 17 e 18 de outubro e constam de: Ciranda Literária “Tanto Amar Tanto Mar” com a prática da Eco Vivência da Escuta Ativa (metodologia “TransforMAR”), construção coletiva do Dicionário “OceaNÓS”, dinâmicas e jogos para estimular imaginação, curiosidade e cidadania atuante, limpeza de praia seguida de dinâmica sobre economia circular, com o envolvimento da comunidade, fortalecendo pertencimento e mentalidade sustentável. Expectativa de atingir mais de 110 alunos.
EVENTO SUSTENTÁVEL
Uma das principais características da “48ª Regata da Primavera – Lixo Zero” é de ser um evento extremamente sustentável. Um exemplo disso é que as embarcações participantes se utilizam da energia mais limpa da natureza, a “ENERGIA EÓLICA”, como força motriz para o seu deslocamento.
Foi abolido durante o evento todo tipo de plástico de uso rápido, como copos, canudos, pratos e talheres. Os resíduos produzidos dentro das embarcações serão descartados em ponto de coleta seletiva montado no píer da Marina de Itaparica. Até mesmo os resíduos orgânicos são aproveitados para a transformação em adubo orgânico.
Os ambulantes que atuarão na festa de premiação em Itaparica passam por treinamento e tem a supervisão da COMPOSTAR e da Secretaria de Meio Ambiente do Município, no intuito de seguir as boas práticas ambientais.
A PRESENÇA DOS SAVEIROS VELA DE IÇARA “48ª Regata da Primavera – Lixo Zero” contará com a participação dos tradicionais SAVEIROS VELA DE IÇAR, dentre eles o saveiro “Sombra da Lua”, tombado como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN, o saveiro “É da Vida” e saveiro “Mestre Carlito”.
Os saveiros foram muito importantes na história da navegação da Bahia, responsáveis nos séculos 19 e 20 pelo transporte de mercadorias e de passageiros na Baía de Todos-os-Santos. Hoje restam poucos, e precisam ser valorizados.
AÇÕES CULTURAIS
Na Marina de Itaparica será montada uma feira de artesanato, com cerca de 16 artesãos e artesãs da região, que comercializarão os seus trabalhos durante todo o evento.Haverá também apresentação de “Roda de Capoeira” com jovens e crianças da cidade anfitriã.






Mais informações: https://barcoshoweventos.com.br/barco-show-bahia-2026/