“Céu de Brigadeiro e mar de Almirante”, assim foram as condições climáticas na 2ª edição da REGATA TOUR SALVADOR-MUTÁ, realizada no último sábado (26).
Com quase 50 veleiros na raia e 300 velejadores oriundos da Bahia, Rio de Janeiro e Paraná, a regata teve a sua largada nas imediações de Ilha de Maré, em Salvador e a chegada na paradisíaca Mutá, localidade da cidade de Jaguaripe/BA, situada à contra costa da Ilha de Itaparica.
O percurso envolveu 25 milhas náuticas (cerca de 45 km), percorrendo belas regiões como Ilha dos Frades, Itaparica, Reserva Ambiental da Ilha do Medo, Ilhas de “Saraíba” e “da Cal” e Matarantiba, que curiosamente tem até uma moeda própria, a “Concha”.

ATRACADOURO DE MUTÁ
Ao aportarem em Mutá, os velejadores, distribuídos em dezenas de veleiros, puderam usufruir do novo atracadouro, composto de píer fixo, rampa de acesso e píer flutuante, uma das 11 obras estruturantes do PRODETUR BAHIA (Governo da Bahia / SETUR / BID) na Baía de Todos-os-Santos. Mais conforto, segurança e praticidade para o turista náutico.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
No desembarque em Mutá, os velejadores foram recebidos ao som do samba de roda das “Sambadeiras de Mutá e Pirajuía”, tradicional grupo cultural local, que juntamente com as autoridades Jaguaripenses, deram as calorosas boas-vindas a todos.

TRASLADO TERRA
Contando com o importante apoio da Prefeitura de Jaguaripe, o transporte de velejadores até o local do receptivo da Regata Tour Salvador-Mutá 2025 se deu através de confortáveis vans e micro ônibus, que a partir das 15h00 já estavam a postos para executar o serviço, que se estendeu até as 23h00, no retorno dos participantes para pernoite em suas embarcações.

RECEPTIVO DOS VELEJADORES EM MUTÁ
O receptivo para todos os participantes do evento se deu no Hotel Fazenda Recanto, belo empreendimento turístico com 35 anos de história e uma excelente estrutura com apartamentos, chalés, piscinas, lagoas, praia privativa, salão de eventos, restaurante, brinquedoteca, passeios de charrete, dentre outros. Muitos velejadores pernoitaram por lá.
Na oportunidade foi oferecido um delicioso buffet de feijoada preparado com muito zelo e capricho pelo chefe de cozinha do hotel e sua equipe.
FEIRA CRIATIVA DE JAGUARIPE
No espaço do receptivo também foi montada a “Feira Criativa”, com 10 expositores da cidade de Jaguaripe e da localidade de Mutá, com diversos trabalhos artesanais, incluindo as famosas miniaturas de Saveiros, do artesão Bira.
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Contando com as honrosas presenças do Prefeito de Jaguaripe Dr. Fábio, do vice-prefeito Adeilton, do Chefe de gabinete Prof. Octamar Filho e de diversos secretários de Jaguaripe, a Cerimônia de Premiação da Regata Tour Salvador-Mutá 2025 transcorreu em clima de muita descontração e alegria.
O Prefeito de Jaguaripe, Dr. Fábio, juntamente com o Sr. Ismar Souza, representando o Secretário de Turismo do Estado da Bahia Maurício Bacelar, deram as boas-vindas à todos e participaram, entusiasmados, da entrega dos prêmios.
Foram homenageados a Secretaria de Turismo da Bahia, patrocinador master do evento, a A1 Construções e Incorporações, especial patrocinadora, a Prefeitura de Jaguaripe, importante apoiadora, além de serem destacadamente citadas a Autoridade Portuária CODEBA e a SOCICAM, como importantes parceiras na regata.
FESTA DE CONGRAÇAMENTO
Ao som eclético e contagiante da banda “CHICO MARANA”, os velejadores e convidados curtiram bastante esse momento de alegria e união.
Com música de qualidade, interação com o público e distribuindo simpatia o cantor Chico Gomes fez a diferença no evento, e foi bastante elogiado por todos.
REGATA SUSTENTÁVEL – LIXO ZERO
A edição 2025 teve o selo LIXO ZERO REGATA SUSTENTÁVEL, com diversas ações ambientais, a exemplo de coleta seletiva e compostagem de todos os resíduos gerados durante o evento.
Para tal missão, a coordenação do evento firmou parceria com a empresa COMPOSTAR, de Joana Kalid, especializada em coleta de resíduos, dando a sua correta destinação.
O trabalho contemplou todas as etapas, desde o desembarque em Mutá, onde foi montado um posto de coleta seletiva no atracadouro, passando pela colocação de lixeiras de papelão identificadas para cada tipo de resíduo, distribuídas por todo o espaço da festa até a destinação final de todo resíduo produzido no evento.
COPOS SUSTENTÁVEIS
Todos os presentes na Cerimônia de Premiação recebiam, ao chegar no Hotel fazenda Recanto, um copo reutilizável. Dessa forma, o evento aboliu qualquer uso de plásticos descartáveis, a exemplo de copos, canudos, pratos ou talheres.
TURISMO NÁUTICO x GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
A Regata Tour Salvador-Mutá 2025 cumpriu o importante objetivo de ser um grande veículo promotor do Turismo Náutico na Baía de Todos-os-Santos, com especial ênfase para a região da contra costa da Ilha de Itaparica e Recôncavo.
Envolveu desde o seu planejamento centenas de pessoas, que nos mais diversos segmentos prestaram serviços e por isso foram devidamente remunerados.
É a necessária e positiva geração de emprego e renda, propiciados por um evento náutico do porte da Regata Tour Salvador-Mutá 2025, que deixa um legado de visibilidade para a região, recursos para a sua população e expectativas futuras novos projetos.
PATROCINADORES E APOIADORES
A Regata Tour Salvador-Mutá 2025 contou com o patrocínio master da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA), especial patrocínio da A1 Construções e Incorporações, especial apoio da Prefeitura de Jaguaripe, do Hotel Fazenda Recanto, da Autoridade Portuária CODEBA e da SOCICAM.
Apoio Técnico da Capitania dos Portos da Bahia, da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA).
Consultoria ambiental da COMPOSTAR e apoio de Mídia da Tribuna da Bahia, do Site Mar Bahia, do Site Nautinews, do Programa Metrópole Turismo e do Programa A Bordo, da Rádio Metrópole FM.
Fotografia de André Sá Gomes e filmagem de Beatriz Albuquerque.
REGATA TOUR SALVADOR-MUTÁ 2025.
Turismo Náutico, Esporte, Gastronomia, Cultura e Sustentabilidade em um só evento.
Até 2026 e Bons Ventos.
