O veleiro pernambucano Adrenalina Pura brilhou mais uma vez na Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno), garantindo, neste domingo (28), seu décimo troféu Fita Azul, título concedido ao primeiro barco a cruzar a linha de chegada. A embarcação completou os 560 km de percurso em 17 horas, 47 minutos e 46 segundos, reforçando sua posição como o maior campeão da prova.
A competição, que chegou à sua 36ª edição, contou com 100 barcos inscritos, dos quais 95 partiram do Marco Zero, no Recife, na tarde de sábado (27). Divididos em cinco grupos de largada, os principais favoritos, incluindo Adrenalina Pura, Ohana28, Boto V e Maré XX, começaram a disputa às 14h.
Apesar da expectativa, nem todas as embarcações conseguiram concluir o desafio. O Patoruzú, apontado como forte candidato ao pódio, sequer largou devido a problemas no mastro. Outros barcos também enfrentaram imprevistos durante a travessia: o espanhol Aliena sofreu uma falha no piloto automático, o Bahia Cat teve pane no motor e o Maracatu acabou encalhado em Serrambi.
a Refeno teve embarcações vindas de 15 estados brasileiros e representantes de três países. O evento é organizado pelo Cabanga Iate Clube, com apoio do Governo de Pernambuco, do ICMBio, da Marinha do Brasil e de empresas privadas.