Na manhã deste sábado (11), o Grupamento Tático Aéreo (GTA) foi acionado para monitorar o naufrágio do navio de carga “Topa Tudo Noronha”, que ocorreu na noite de sexta-feira (10), a cerca de 3 milhas náuticas (aproximadamente 5 km) da Praia de Casa Caiada, em Olinda.
Durante o fim de semana, as equipes de resgate e monitoramento continuaram atuando na área do incidente. Em sobrevoo realizado no sábado, foram identificadas manchas de óleo próximas ao local do naufrágio, além de destroços da embarcação espalhados ao longo da costa por aproximadamente 6 milhas náuticas, desde Casa Caiada, em Olinda, até Brasília Teimosa, no Recife.
Dois contêineres do navio foram localizados no início da Praia de Olinda e continuam sendo acompanhados por viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que permanecem no local para garantir a segurança e evitar possíveis saques.
Os sete tripulantes que estavam a bordo foram resgatados com sucesso ainda na noite do acidente por uma lancha, com o apoio da estrutura do Salvamar Nordeste, acionada pela Marinha do Brasil.
As autoridades seguem monitorando a situação e avaliando possíveis impactos ambientais causados pelo vazamento de óleo na área afetada.