O projeto Mulheres no Timão, idealizado por Jacqueline Moreno da Vegah Educação Ecossistêmica, promove a cultura oceânica em eventos náuticos e terrestres. Baseado no conceito de Lixo Zero e alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto foca na equidade de gênero e no fortalecimento cidadão de mulheres e jovens. O nome “Timão” simboliza a liderança compartilhada e a potência do trabalho em equipe, impulsionando sentimento de pertencimento, desenvolvimento sustentável e envolvimento de comunidades. As Mulheres no Timão somam marcas cidadãs criando sinergia com o calendário das atividades das empresas parceiras.
Oficina de Educação Ecossistêmica TransforMAR
Em celebração ao Outubro Rosa, as Mulheres no Timão organizaram para o Village Itaparica a oficina “A Força da Natureza do Matriarcado: Mulheres Impulsionam Mulheres”, coordenada por Jacqueline Moreno, com a participação de Adriana Muniz (Sustentare) e Dandara Brazil (facilitadora de danças circulares). Marisqueiras, pescadoras e ambientalistas se uniram para compartilhar propósitos, inspiradas na sociedade matriarcal dos golfinhos, criando redes de cooperação e visão ecossistêmica.
Festival Náutico Outubro Rosa
No Festival Náutico Outubro Rosa, organizado por Agatha Wicks e Tatta Motti (Ellas Produções), o projeto destacou-se ao promover cultura oceânica, sustentabilidade e fortalecimento de laços femininos. Jacqueline Moreno e Adriana Muniz lideraram a coleta de resíduos na Baía de Todos os Santos, enquanto Annemone Santos coordenou a coleta seletiva com a Cooperativa Cata Bahia. O evento foi encerrado com uma roda de dança circular, conduzida por Dandara Brazil, celebrando a união e a consciência planetária.
Regatas da Primavera
Nas 45ª, 46ª e 47ª Regatas da Primavera do Saveiro Clube da Bahia, em Itaparica, o projeto realizou atividades de educação ecossistêmica TransforMAR e a ciranda literária na Biblioteca Juracy Magalhães Jr., envolvendo marisqueiras, pescadores e estudantes. Joana Kalid, da Compostar, gerenciou a coleta seletiva e a oficina de compostagem, com apoio da Cooptres.
Regatas Tour de Garapuá
Nas regatas Tour de Garapuá, promovidas pela FVOBA e Pousada Porto Veleiro, foram realizadas ações de limpeza e aulas de educação ecossistêmica no manguezal e na escola municipal, com a participação ativa de professores e estudantes na conservação marinha. Sacolas ecológicas foram distribuídas aos comerciantes locais, e uma composteira foi deixada como legado por Bruno Burbach de Masi, da Cooperativa Mãos no Lixo.
O projeto Mulheres no Timão busca não apenas a preservação dos ecossistemas, mas também o fortalecimento da autonomia e autoestima de jovens e adultos, promovendo liderança cidadã e cocriando ações que elevam a consciência socioambiental e o consumo responsável. Árvores e girassóis são plantados, simbolizando os benefícios que o movimento pretende espalhar.