Os jovens pesquisadores Rafael Bonfim e Marcelo Vinícius participaram do Congresso Náutico da Bahia (CONAUTBA), realizado na última quarta-feira (5), em Salvador, apresentando o projeto Nautilus, iniciativa que conecta empresas e ações de conservação ambiental voltadas aos ecossistemas costeiros. A equipe, vencedora da etapa nacional do Oceano Rá-Cato, representará o Brasil na fase internacional do evento, que acontecerá em Brest, na França.
Durante entrevista ao Nautilus News, Rafael explicou que o projeto é uma plataforma digital no formato PWA que busca aproximar o setor privado de projetos de preservação de áreas como manguezais, marismas e pradarias marinhas. “A ideia é criar um elo entre empresas e iniciativas ambientais, estimulando práticas sustentáveis e o desenvolvimento do chamado carbono azul”, afirmou.
Os pesquisadores destacaram que a participação na competição internacional representa uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências com cientistas e instituições que atuam há mais tempo no campo da economia oceânica sustentável. “Queremos absorver o máximo de conhecimento possível sobre o mercado de carbono azul, inovação e conservação marinha, para trazer essas ideias de volta e aplicá-las aqui na Bahia”, disse Marcelo.
Para viabilizar a viagem e ampliar o alcance do projeto, a equipe busca apoio e parcerias de instituições e empresas interessadas em fortalecer ações voltadas à sustentabilidade marinha. “Estamos em busca de visibilidade e patrocínio para levar toda a equipe à França e consolidar essa rede de aprendizado e cooperação internacional”, completou Rafael.
Para ajudar o projeto ou buscar mais informações, entre contato através do contato 71999422589.

