Fotos: André Sá
Reunindo veleiros de diversos clubes e marinas da Bahia, e contando com a participação de navegadores de outros estados, o evento tem início às 10h30 desse sábado, dia 26 de abril, com largada nas águas próximas à Ilha de Maré, um dos cartões postais da Baía de Todos-os-Santos.
Com 25 milhas de percursos (cerca de 45 km), os velejadores realizam um belíssimo percurso, passando por belas regiões como a Ilha dos Frades, Ilha de Itaparica, Reserva Ambiental da Ilha do Medo, adentrando a paradisíaca contra costa da Ilha de Itaparica, rumo a aprazível localidade de Mutá, pertencente à cidade de Jaguaripe/BA.
Com águas calmas, banho de mar agradável e povo acolhedor, acontece em Mutá, na sede do Hotel Fazenda Recanto, o receptivo para centenas de velejadores, com um jantar, seguido de uma animada cerimônia de premiação, sorteio de dezenas de brindes e festa de confraternização com show ao vivo da Banda “CHICO GOMES E A MARANA”.
A Regata Tour-Salvador Mutá 2025 marca um importante momento para o Turismo Náutico baiano – a continuidade dos eventos náuticos para a contra costa da Ilha de Itaparica.
Em 2024 aconteceu a 1ª edição com enorme sucesso. A edição 2025 da regata promete fortes emoções e belos registros, com dezenas de velas colorindo as águas da BTS, a segunda maior baía do planeta.
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
Os navegadores serão recebidos com muita festa e samba de roda, ritmo musical típico daquela região. Já está confirmada a participação das “Sambadeiras de Mutá e Pirajuía”, que fará uma bela apresentação para os todos
NOVO ATRACADOURO DE MUTÁ
Com esse novo equipamento náutico, uma das diversas obras estruturantes do Governo do Estado através da Secretaria de Turismo no âmbito do PRODETUR BAHIA na Baía de Todos-os-Santos, o embarque/desembarque ficou muito mais prático, rápido e seguro, incrementando ainda mais o Turismo Náutico para toda a região.
Dotado de píer fixo, passarela e píer flutuante, a utilização do atracadouro de Mutá pode ocorrer em qualquer maré. Todo entorno também foi requalificado, com pisos intertravados, nova rampa e iluminação em Led.
TURISMO NÁUTICO
A contra costa da Ilha de Itaparica reúne diversas características naturais para a prática de variados esportes náuticos, bem como agradáveis passeios de barco.
Águas calmas e abrigadas, com ótima temperatura, ventos constantes, farta vegetação, rica fauna, extensos manguezais, cachoeiras, praias, enseadas e pequenas ilhas fazem desse cenário um convite irrecusável para o Turismo Náutico.
Além da localidade de Mutá (Jaguaripe/BA),sede do evento, ainda destacamos outras a exemplo de Cações, Pirajuía, Maratandiba e Jiribatuba, comunidades circunvizinhas que igualmente reúnem atrativos para moradores e turistas.
RICA CULINÁRIA E ARTESANATO
Os frutos do mar, próprios da região, como o chumbinho, peguari e camarões, estes últimos criados no sistema de maricultura, são muito consumidos em moquecas e ensopados, e agradam o paladar de todas as idades.O artesanato é outro ponto forte de Mutá, tendo como matéria prima as conchas do mar.
PATROCINADORES E APOIADORES
A REGATA TOUR SALVADOR-MUTÁ 2025 conta com o Patrocínio Master da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA), especial patrocínio da A1 Construções e Incorporações, através do belo empreendimento “Rancho Recanto das Águas”, em Mutá.
Especial apoio da Prefeitura de Jaguaripe, Autoridade Portuária CODEBA, Uranus2 Comunicação, Hotel fazenda Recanto e SOCICAM. Tem o apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA).Apoio institucional da Capitania dos Portos da Bahia, PMBA , do Hotel Fazenda Recanto e da Associação Náutica da Bahia (ANB).
Apoio de mídia da Tribuna da Bahia, do Site Mar Bahia, do Site Nautinews e do Programa A Bordo, da Rádio Metrópole FM.

