Em uma cerimônia bastante prestigiada pela comunidade náutica baiana, foi lançada ontem (25), no Museu do Mar Aleixo Belov, a 47ª edição da tradicional REGATA DA PRIMAVERA, promovida pelo Saveiro Clube da Bahia, entidade náutica fundada em 1972, com sede na enseada dos tainheiros, no bairro da Ribeira, em Salvador.
O evento teve como anfitriões o Comodoro do Saveiro Clube da Bahia Luiz Sérgio Pimenta, o vice-comodoro Geraldo Costa Pinto, além dos diretores e conselheiros da entidade Antônio Mathias e Aureliano Sênior.
As prefeituras de Salvador e Itaparica também marcaram presença através do Diretor da SEMDEC – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador Fernando Prisco Paraíso, representando a Secretária Mila Paes e os Secretários de Itaparica Emílio Conceição (Finanças) e Everaldo Batista (Turismo).
Presentes autoridades da Marinha do Brasil, membros de Associações do segmento náutico como a ANB – Associação Náutica da Bahia, representada pelo seu presidente Santiago Campo, da AMMAR – Associação Mulheres do Mar, representada pela vice-presidente Marione Macário e da Associação Viva Saveiro, tendo o atuante saveirista “Malaca” como representante.
Também presentes o chefe de gabinete da Fundação Pedro Calmon, Caruso Costa, Luís Eduardo Pato, gerente geral de esportes do Yacht Clube da Bahia, Carlos Santana (Xéu), diretor de vela do Clube Angra dos Veleiros, Ubiracy Mesquita, presidente da Guarderia Beira Mar, Hugo Leonardo Assis, CEO da Barco Show Eventos e Eduardo Athayde, diretor da WWI Brasil e uma das grandes autoridades baianas no tema “Economia do Mar”.
Foi apresentado para uma atenta plateia todos os detalhes do evento, desde o seu surgimento até a rica programação para a edição 2024, envolvendo importantes ações socioambientais.
LIXO ZERO – SUSTENTABILIDADE EM TERRA E NO MAR
A proposta da 47ª edição da Regata da Primavera é dar sequência e aprimorar as ações de descarte responsável de todos os resíduos produzidos durante o evento, inclusive na cerimônia ocorrida no dia de ontem.Para tanto, foi firmada mais uma vez parceria entre o Saveiro Clube da Bahia e as empresas “Vegah Educação Ecossistêmica”, de Jacqueline Moreno e a “Compostar” de Joana Kalid, no intuito de desenvolver com responsabilidade e “expertise” ações socioeducativas e ambientais, não só para a comunidade náutica que participa da regata, mas também com a população de Itaparica, cidade anfitriã do evento.
ACÕES SOCIOEDUCATIVAS
Dentre as diversas ações estão a Ciranda Literária “Tanto Mar Tanto Amar”, para crianças e adolescentes, a ser realizada no dia 11 de outubro, sexta-feira, das 09 ao meio-dia, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, com a importante parceria e apoio da “Associação Mulheres no Timão” e da Fundação Pedro Calmon.
Haverá contação de histórias com a escritora Reina Gonçalves e jornalista Jacqueline Moreno.Já no dia 12, sábado, serão realizadas ações educativas de limpeza de praia, oficina de compostagem e reciclagem, e conscientização dos barranqueiros no “Espaço Baía Verde” na praia do forte, em Itaparica.
Já no dia 12, sábado, serão realizadas ações educativas de limpeza de praia, oficina de compostagem e reciclagem, e conscientização dos barranqueiros no “Espaço Baía Verde” na praia do forte, em Itaparica.
Através da “Compostar”, a 47ª Regata da Primavera promove a gestão de resíduos produzidos tanto no mar, quanto em terra.Haverá posto de coleta de resíduos no píer e em diversos locais na Marina de Itaparica, permitindo ao navegador que, ao desembarcar, deposite seu lixo nos locais apropriados.
Foi adotada a prática de não utilização de descartáveis plásticos, além do encaminhamento para reciclagem do lixo produzido no evento para cooperativa local. Essa prática também contempla todos os ambulantes que comercializarão produtos durante e festa de premiação em Itaparica, criando assim uma grande cadeia em prol da sustentabilidade.
CAMPANHA “CADÊ MINHA BONECA PRETA?”
Neste ano, o Saveiro Clube da Bahia através da 47ª Regata da Primavera apoia a campanha “Cadê a Minha Boneca Preta”, da Fundação Pedro Calmon, com pontos de coleta de bonecas em bibliotecas públicas de Salvador e no Museu do Mar Aleixo Belov, promovendo a diversidade e a inclusão.
Crianças em vulnerabilidade social serão presenteadas com essas bonecas, fortalecendo assim o sentimento de pertencimento e equidade.
TURISMO NÁUTICO NA BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS
A 47ª Regata da Primavera é um importante e necessário instrumento no fortalecimento do Turismo Náutico da BTS. São dezenas de veleiros e centenas de navegadores que partem de diversos clubes náuticos e marinas de Salvador, além de outras cidades baianas, para singrar as águas da segunda maior baía do planeta, de rara beleza e história. A largada acontece no dia 12 de outubro, meio dia, de Ponta do Humaitá, um dos mais belos cartões postais de Salvador.
A PRESENÇA DOS SAVEIROS – HISTÓRIA VIVA DA NÁUTICA BAIANA
Em parceria com a Associação Viva Saveiro, a 47ª Regata da Primavera já tem confirmada a presença de seis SAVEIROS VELA DE IÇAR na raia, dentre eles os lendários “SOMBRA DA LUA” e “É DA VIDA”, que trarão ainda mais beleza as águas da BTS, quando no século passado tinha em suas águas quase duas mil dessas imponentes embarcações.
PARCERIA COM O YACHT CLUBE DA BAHIA
O Saveiro Clube da Bahia, entidade náutica realizadora do evento, firmou parceria com o Yacht Clube da Bahia, o qual confirmou a participação de velejadores do clube nas classes Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Supercat 17 e Dingue, trazendo ainda mais beleza e competitividade à regata.
IMPORTANTE APOIO DAS MARINAS DA PENHA E ITAPARICA
Dois importantes equipamentos náuticos têm papel fundamental para o sucesso da 47ª Regata da Primavera – a Marina da Penha, na Ribeira, em Salvador e a Marina de Itaparica, na cidade de mesmo nome.
Ambas fazem parte das 11 obras estruturantes do Governo da Bahia através da Secretaria de Turismo, no âmbito do PRODETUR BAHIA, em parceria com o BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Ambas as marinas prestarão um importante apoio à comunidade náutica que participa da regata, com especial destaque para a Marina de Itaparica, que alcança 100% de ocupação durante o evento.
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
O segmento náutico, com especial ênfase no turismo gerado pelos eventos, a exemplo da Regata da Primavera, são importantes veículos para o incremento da geração de emprego e renda nas diversas cidades e comunidades do entorno da Baía de Todos-os-Santos.
São centenas de prestadores de serviços envolvidos, distribuídos nos segmentos de hotelaria, bares e restaurantes, transporte, supermercados, farmácias, lojas de conveniências, óticas, charter náutico, lojas de equipamentos e vestuário náuticos, postos de combustível, dentre muitos outros.
PROGRAMAÇÃO DA 47ª REGATA DA PRIMAVERAEM ITAPARICA
– 1ª ETAPA
11 de outubro, sexta-feira
Das 09h00 às 12h00 – Ciranda Literária “Tanto Mar Tanto Amar”, para crianças e adolescentes, na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica
12 de outubro, sábado Das 09h00 às 12h00
– Ações educativas de limpeza de praia, oficina de compostagem e reciclagem, e conscientização dos barranqueiros no “Espaço Baía Verde” na praia do forte, em Itaparica.
11h00 – Início do Check-in de embarcações (Ponta do Humaitá, em Salvador)
12h00 – Largada dos Veleiros do Grupo 01
12h15 – Largada dos Veleiros do Grupo 02
12h30 – Largada dos Saveiros Vela de Içar
15h00 – Feira de Artesanato – Marina de Itaparica
16h00 – Chegada de veleiros e saveiros na Marina de Itaparica
16h30 – Inicio do desembarque de velejadores
17h00 – Início do jantar para velejadores e convidados – Marina de Itaparica
18h00 – Apresentação de atração musical “Nanda Ribeiro e banda”
19h45 – Cerimônia de Premiação e Homenagens
21h00 – Apresentação de atração musical “Alexandre Leão e banda”
23h00 – Encerramento.
PATROCINADORES E APOIADORES
A 47ª Regata da Primavera é uma realização do Saveiro Clube da Bahia e tem o patrocínio master da SECRETARIA DE TURISMO DA BAHIA (SETUR/BA)
Conta com o especial patrocínio da AUTORIDADE PORTUÁRIA CODEBA e especial apoio da PREFEITURA DE ITAPARICA.
Apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA) e apoio institucional da Capitania dos Portos da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Associação Náutica da Bahia (ANB) e Associação Mulheres no Timão.
Consultoria socioambiental da “Vegah Educação Ecossistêmica” e “Compostar” e apoio de mídia da Tribuna da Bahia, site Mar Bahia, Programa A Bordo da Rádio Metrópole FM e site Nautinews.
INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES www.saveiroclubedabahia.org / secretaria@saveiroclubedabahia.org ou no whatsapp (71) 9.9912-4126