Neste domingo (8), o velejador baiano Magno Macário, de apenas 14 anos e mais conhecido como Magnão, sagrou-se Campeão Geral e Sub 16 no Campeonato Nordeste da Classe ILCA 4, que aconteceu em João Pessoa (PB), entre os dias 6 e 8 de setembro.
Magno saiu recentemente da classe Optimist (a base da Vela), passando a velejar na classe ILCA ainda no final de maio deste ano, participando dos seus primeiros desafios na ILCA. Para subsidiar a campanha, foi necessária a realização de uma rifa criada por sua mãe, Marione Macário, que contou com o apoio da comunidade náutica baiana.
“Com os recursos levantados, conseguimos a aquisição de alguns materiais que ele precisava como a vela nova do ILCA 4 (para ele poder velejar em uma condição mais próxima dos que já estão na classe há mais tempo), e também para poder comprar as passagens e as despesas referente aos campeonatos. A comunidade náutica sempre abraça as campanhas de Magnão e dessa vez o título veio! ”, conta Marione.
Desafios
Magnão foi para a Semana Internacional de Vela de Rio de Janeiro no final de agosto, tendo um bom desempenho no campeonato e ficando entre os dez primeiros nas regatas, porém um BFD (largou escapado/adiantado) e um RET (retirou-se após chegar) o fez cair para vigésimo no resultado geral. Na sequência da Semana de Vela embarcou para a Paraíba, disputando o Campeonato Regional da Classe, conquistando o título de Campeão 2024.
Em ambos os campeonatos os desafios foram constantes. No Rio de Janeiro com ventos fortes e médios, além de muita correnteza. Já na Paraíba foram três dias de ventos fortes e o desafio de velejar em um barco alugado, ainda se adaptando.
Magno é velejador do Yacht Clube da Bahia desde os sete anos. Já disputou vários campeonatos a nível nacional e internacional na classe Optimist. Agora, inicia sua jornada na Classe ILCA. Além do Yacht Clube da Bahia, Magno conta com o apoio dos amigos, da comunidade náutica e da família.