No próximo sábado (24), acontece a na 55ª edição da Regata Aratu-Maragojipe. Um dos eventos mais tradicionais do calendário náutico da Bahia e o maior em águas abrigadas do Brasil. Cerca de 130 veleiros participarão da competição, percorrendo 35 milhas náuticas (aproximadamente 65 quilômetros) pelas águas da Baía de Todos-os-Santos (BTS) e do Rio Paraguaçu. Além das embarcações inscritas, centenas de lanchas, escunas e motos aquáticas também acompanharão a regata.
A segurança do evento será reforçada pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), que mobilizará três embarcações, duas motos aquáticas, o Aviso de Patrulha “Dourado” e a lancha blindada “Guaiuba”, ambos sob o comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste. Ao todo, cerca de 60 militares estarão envolvidos nas operações de fiscalização durante a regata e também nos terminais marítimos que integram o sistema de transporte hidroviário de passageiros na região.
A preocupação ambiental também será uma prioridade nesta edição da regata. Em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA-PMBA), a Marinha realizará ações de preservação na Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape, situada no Rio Paraguaçu, área que integra o percurso da regata.
A regata ocorre dentro da “Operação BTS”, que foi iniciada em 19 de agosto e segue até o dia 27. A operação tem como objetivo intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário na Baía de Todos-os-Santos, com foco especial nas embarcações de transporte de passageiros. Desde o início da operação, 136 embarcações foram abordadas, resultando em 10 notificações e a retirada de três embarcações por não cumprimento das normas da Autoridade Marítima.
A Marinha do Brasil incentiva a participação da população no esforço de fiscalização, solicitando que qualquer irregularidade no mar seja reportada por meio de fotos e vídeos ao canal de Ouvidoria da CPBA, pelo email cpba.ouvidoria@marinha.mil.br ou pelo telefone (71) 3507-3777. Em caso de emergências marítimas e fluviais, o número 185 (SALVAMAR) está disponível 24 horas por dia.