Na manhã desta sexta-feira (7), foi deflagrada por volta das 05h10 da manhã, a Operação Mar Forte coordenada pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA). A Operação ocorre de forma integrada com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) e a Polícia Federal, por meio da Delegacia do Meio Ambiente (DMA) e o Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), tendo como ponto focal a APA BAIA DE TODOS OS SANTOS.
O esforço interagências faz parte das ações de intensificação do policiamento e fiscalização, buscando coibir a prática de crimes ambientais, notadamente, na Baia de Todos os Santos. A ação ocorre justamente na Semana do Meio Ambiente, demonstrando força e maior empenho no combate à pesca com o uso de explosivos, crime capitulado no art. 35 da Lei de Crimes Ambiental (9.605/98).
Durante a realização das abordagens às embarcações, além da ação de reprimir qualquer conduta delituosa, os Militares e Agentes envolvidos orientaram os tripulantes sobre a importância da preservação do meio ambiente marinho, aproveitando para distribuir material educativo sobre o tema.
A COPPA reforça o compromisso com a defesa do meio ambiente devidamente equilibrado!
Reconhece e agradece a união das forças (Marinha do Brasil, Polícia Federal e Polícia Militar da Bahia) no combate dos atos delituosos praticados no mar da APA Baía de Todos os Santos.
FONTE: ASCOM/COPPA.