Convocados pela Autoridade Marítima Almirante Antônio Cambra e pela Autoridade Portuária presidente da CODEBA, Antônio Gobbo, os representantes das dez Empresas fundadoras do Cluster Tecnológico Naval da Bahia para a Assembleia presencial de Formação da Instituição, no dia 23 de setembro, às 15h, momento em que será assinada a Ata de Constituição do Cluster, serão votados os cargos da Diretoria do Conselho de Administração (Presidente, Vice-Presidente, Diretor Secretário) e será composto o Conselho Fiscal (quatro Conselheiros, sendo três titulares e um reserva).
Na mesma oportunidade, o Conselho de Administração escolherá o Diretor-Executivo e definirá quais as entidades serão convidadas a compor os Conselhos Consultivos Técnico e Empresarial onde já se sinaliza que FIEB, ACB, ANB, UFBA, SENAI-CIMATEC deverão estar representados. O Diretor-Executivo comunicará ao Conselho de Administração o nome escolhido para ser o Secretário-Executivo.
Logo imediatamente o Estatuto será enviado para a Junta Comercial da Bahia onde será feito o devido registro. O Farol da Barra será preparado pela Marinha do Brasil e pela CODEBA para receber o evento de lançamento do Cluster, que acontecerá no dia 03 de outubro às 18h, onde será realizada uma significativa cerimônia de lançamento do Cluster que marcará uma época na organização de importante setor para fortalecimento da economia do Estado da Bahia.
A Tribuna da Bahia utilizará a fundação do Cluster como tema do seu caderno de aniversário de 55 anos e fará na noite da comemoração na sede da ACB, no dia 21/10, uma noite de exposições sobre o tema, falando dos desafios e conquistas para a economia do nosso Estado.
Está previsto também, um Fórum Regional que já movimentará todo o Nordeste do Brasil, que será em Novembro, promovido pelo sistema Band Bahia de comunicação. A Associação deverá apoiar atuações intensivas em conhecimento, ligadas à Economia do Mar, propiciando o desenvolvimento econômico, social, urbano e ambiental das regiões onde atua, por meio da atração de investimentos, fomento de negócios e do estímulo a efeitos multiplicadores sobre a economia, contribuindo para a geração de trabalho, emprego e renda.O Conselho de Administração do Cluster Tecnológico Naval da Bahia terá 10 (dez) membros como associados Fundadores, assim distribuídos:
. 1 (um) indicado pela Acelen Bahia;
II. 1 (um) indicado pela Belov Off-Shore Industrial Ltda;
III. 1 (um) indicado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA);I
V. 1 (um) indicado pela Contermas – Terminal Marítimo de Salvador;
V. 1 (um) indicado pela CS Portos;
VI. 1 (um) indicado pelo Enseada Indústria Naval S/A;
VII. 1 (um) indicado pela Intermarítima Portos e Logística S/A;
VIII. 1 (um) indicado pela MAQFILTROS/Brasil;
IX. 1 (um) indicado pelo Terminal Portuário Cotegipe; e
X. 1 (um) indicado pelo Wilson Sons – Tecon Salvador.
Reprodução: Tribuna da Bahia