A Bahia se destacou na nova lista de praias e marinas brasileiras contempladas com o selo Bandeira Azul, reconhecimento internacional concedido a destinos que se destacam pela qualidade ambiental, segurança, infraestrutura, educação ambiental e gestão sustentável. Na temporada 2025/2026, quatro praias do estado foram certificadas.
As praias baianas premiadas são: Praia do Paraíso (Guarajuba) e Praia da Espera (Itacimirim), ambas no município de Camaçari, e as praias da Viração e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizadas na Ilha dos Frades, em Salvador. A certificação foi anunciada oficialmente durante reunião do júri internacional do Programa Bandeira Azul, realizada em Copenhague, na Dinamarca. No total, 60 locais brasileiros foram aprovados: 50 praias e 10 marinas, distribuídos por cinco estados — Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Para conquistar e manter a certificação, os locais precisam cumprir anualmente um conjunto de 38 critérios que incluem análise da qualidade da água, gestão de resíduos, acessibilidade, segurança, conservação do ecossistema local e ações de educação ambiental. Segundo o Ministério do Turismo, o reconhecimento reforça o protagonismo brasileiro na promoção do turismo sustentável no continente. “Ampliar o número de locais premiados com o selo Bandeira Azul reforça a retomada do comprometimento do Brasil com a agenda ambiental e o protagonismo do nosso país no cenário internacional”, destacou o ministro Celso Sabino.
Com cinco destinos certificados, a Bahia é o segundo estado do Nordeste com presença na lista, atrás apenas de Alagoas, que teve uma praia aprovada — a Praia do Patacho, em Porto de Pedras. Já Santa Catarina lidera o ranking nacional com 31 praias e marinas certificadas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 19 praias, e São Paulo, com quatro praias e duas marinas. O selo Bandeira Azul é promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE), entidade com sede na Dinamarca, e representa um dos mais importantes reconhecimentos ambientais do mundo no setor de turismo costeiro. No Brasil, o programa é coordenado pela Associação Internacional para a Educação Ambiental (ABAAE).
Para a coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, a ampliação da presença brasileira na lista é reflexo da mobilização entre poder público, setor privado e comunidades locais. “Cada Bandeira Azul hasteada representa o empenho de profissionais, governos, empresas e comunidades comprometidos com o meio ambiente”, afirmou. A nova temporada, válida até meados de 2026, também inclui candidaturas inéditas, como a Praia José Gonçalves (Armação dos Búzios – RJ) e a Praia Vermelha (Penha – SC), e se insere em um momento em que o debate sobre sustentabilidade costeira ganha força, especialmente com a aproximação da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).
Locais da Bahia certificados com a Bandeira Azul na temporada 2025/2026:
- Praia do Paraíso (Guarajuba) – Camaçari
- Praia da Viração – Ilha dos Frades, Salvador
- Praia da Espera (Itacimirim) – Camaçari
- Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe – Ilha dos Frades, Salvador



