A ARAMUSS – ARATU MARITIME UNMANNED SYSTEM SIMULATION – 2025 é uma Exposição de Projetos de desenvolvimentos de Veículos não tripulados, destacando a relevância da contribuição do setor acadêmico e da indústria neste domínio. A apresentação de Sistemas Marítimos não Tripulados fabricados por empresas e startup, com aplicação na Guerra Naval, de forma a incrementar a integração entre plataformas tripuladas e não tripuladas na Marinha do Brasil acontecerá dia 11 de Novembro na Base Naval de Aratu a segunda maior base do país da Marinha do Brasil. A mostra agrega projetos de alta tecnologia e desenvolvimento.
A Marinha do Brasil desenvolve projetos de alta tecnologia estando na vanguarda mundial ao desenvolver o projeto PROSUB no Rio de Janeiro que consiste na construção de submarinos da Classe Scorpène de propulsão nuclear o que colocará o Brasil como o 7 pais do mundo a entrar no clube exclusivo dos 6 únicos países no mundo que detém esta tecnologia.
A ARAMUSS – 2025 pretende reunir no dia 11 de Novembro na Base Naval de Aratu o mundo acadêmico da área de tecnologia, universidades e Institutos já confirmaram presença com professores e alunos, o diretor do Senai Professor Evandro Mazo confirmou participação, o Reitor da Universidade Católica Professor Deivid Lourenzo se disse muito feliz em poder levar seus alunos e professores da área das engenharias para participar de momento ímpar que será promovido pela Marinha na Bahia, o professor Luciano Queiroz, coordenador do programa de pós graduação PGENAM (programa de pós graduação em energia e meio ambiente) da Universidade Federal da Bahia afirma que a iniciativa valoriza a pesquisa e a inovação no Brasil e a UFBA se sente honrada em estar participando deste evento.
A Mazure Saneamento participa com tecnologia de alta precisão em dessalinização de água. A Mazure Saneamento após participar da CONSTRUNORDESTE no Centro de Convenções Salvador, a maior feira do Norte e Nordeste do Brasil da Construção Civil e da FENASAN, no Center Norte em São Paulo, a maior feira da América Latina da área de Saneamento, participará também com muito orgulho, e stand próprio da ARAMUSS – ARATU MARITIME UNMANNED SYSTEM SIMULATION 2025 na Base Naval de Aratu e levará o seu sistema de Dessalinização Portátil controlado e monitorado remotamente através de sensores e uma central de controle operacional.
A Mazure Saneamento investe em desenvolvimento tecnológico e controla suas bases operacionais no Brasil à partir de Brasília, Rio de Janeiro, Arraial D’ajuda, Marau, Salvador, Praia do Forte, Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa, através de sistemas de operação desenvolvidos para serem operados por computadores, tablet’s e celulares de forma prática, rápida, segura e eficiente, dois grandes exemplos são as operações de tratamento de água e esgoto dos Resorts Fasano em Trancoso no Condomínio Itapororoca e do Resort Tivoli na Praia do Forte, que dispõem desta alta tecnologia.
A Mazure desenvolve ainda, por meio de um convênio com a Universidade Federal da Bahia o estudo para aplicações de novas tecnologias em sistema de dessalinização/dessulfactação nas plataformas off-shore de extração de petróleo visando aumentar o ciclo de produção e a eficiência das plantas que captam as águas do mar e tornam adequadas para a reposição e infiltração nos poços de extração de petróleo. Com essas tecnologias e sensores embarcados, haverá um incremento expressivo de performance das unidades, reduzindo a necessidade de paradas de manutenção e aumentando a confiabilidade através dos monitoramentos on-line e em tempo real. Está pesquisa é financiada pela Petrobrás e visa trazer economia de milhões de dólares nas operações da empresa.
Outros projetos de desenvolvimento e inovação associados à sistemas de dessalinização são postos em práticas buscando a recuperação energética dessas unidades aprimorando o conceito de um funcionamento autônomo das plantas de produção de água potável por meio de água salobra ou marinha, o que beneficiará diretamente todas as embarcações que obrigatoriamente desenvolvem dessalinização de água do mar.
Reprodução: Tribuna da Bahia

