Se inscreva para novidades

    Receba as últimas notícias do Nautinews.

    Últimas publicações

    Submarino Humaitá chega a Salvador e será aberto para visitação pública

    há 6 horas atrás

    Cooperação com a Itália fortalece marisqueiras e pescadores da Ilha de Bom Jesus dos Passos

    há 7 horas atrás

    Hidroporto da Ribeira: o primeiro aeroporto de Salvador funcionava na água

    há 7 horas atrás
    Instagram
    Instagram
    NautinewsNautinews
    Inscrever-se
    • Home
    • Sobre nós
    • Contato
    • Dicas
    • Lifestyle
    NautinewsNautinews
    Início » Cooperação com a Itália fortalece marisqueiras e pescadores da Ilha de Bom Jesus dos Passos
    Sem categoria

    Cooperação com a Itália fortalece marisqueiras e pescadores da Ilha de Bom Jesus dos Passos

    Delegação da Sardenha visita a ACB e acompanha inauguração da primeira usina de beneficiamento de pescado da Baía de Todos-os-Santos
    Gabriel SilvaPor: Gabriel Silvahá 7 horas atrásAtualizado:15/10/2025Nenhum comentárioMinutos de leitura
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

     A partir da próxima quinta-feira (16), a atividade pesqueira da Bahia ganha novo impulso com a entrega da Usina de Beneficiamento de Pescado da Ilha de Bom Jesus dos Passos, em Salvador. A ação é resultado de uma cooperação internacional entre a Fundação Baía Viva e a ONG italiana Associação Voluntária Amici di Sardegna ETS, com o objetivo de transformar a rotina de marisqueiras e pescadores locais.

    Os representantes da instituição italiana — Roberto Copparoni, Stefano Carboni e Antonella Montisci — foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (13), na Associação Comercial da Bahia (ACB), no Comércio, em evento que reuniu autoridades, representantes da Colônia de Pescadores Z3 e lideranças da comunidade pesqueira.

    A presidente da ACB e da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez, explicou que a parceria com a Associação Amigos da Sardenha teve início há cerca de um ano e meio, a partir de uma boa comunicação feita pela Fundação Baía Viva sobre os trabalhos na Baía de Todos os Santos.

    “Hoje, a Bahia ainda deixa de realizar muitas ações em torno da pesca, e o beneficiamento do pescado é uma delas. Não há nada melhor do que trabalhar com cooperações, inclusive internacionais, e com organizações que possuem expertise no assunto. É exatamente isso que estamos fazendo com a Associação Amigos da Sardenha: aprendendo a obter o melhor aproveitamento possível dos produtos do mar, o que, inevitavelmente, impacta na renda, inclusão e qualidade de vida, principalmente das mulheres que vivem na Ilha de Bom Jesus dos Passos”, concluiu Suarez.

    Parceria e aprendizado

    O presidente da Associação Amigos da Sardenha, Roberto Copparoni, ressaltou a longa cooperação com a Bahia e o protagonismo feminino na atividade pesqueira.

    “Acreditamos muito na força dessas mulheres de Bom Jesus dos Passos e entendemos que esse sonho poderia se realizar. Essa cooperação promove troca de saberes, leva para a Sardenha o conhecimento de vocês e nós trazemos novas ideias e experiências.”

    Copparoni também trouxe exemplos da experiência italiana no beneficiamento do pescado, destacando o potencial da Bahia.

    “A ova de tainha, que o povo da Sardenha aprecia muito, é um produto de alto valor — o quilo chega a custar 250 euros (cinco vezes o valor do Real) — e aqui na Bahia vocês têm essas ovas.”

    A Sardenha, referência no comércio de ostras, também compartilha com as marisqueiras locais conhecimentos capazes de ampliar as oportunidades de renda e valorizar seus produtos.

    Sustentabilidade e desenvolvimento local

    O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Pablo Barrozo, destacou a relevância da iniciativa e parabenizou a ACB pelo fortalecimento da cultura da pesca e pela valorização das mulheres que vivem dessa atividade.

    “Através da parceria com a Associação Amigos da Sardenha, conseguimos promover troca de experiências culturais, fortalecimento comunitário e incentivo econômico, permitindo que se produza mais e com mais qualidade. Além disso, traz um olhar maior sobre a pesca, mostrando como é possível produzir de forma mais assistida e com os cuidados necessários”, celebrou o titular da pasta.

    “Esse ato, realizado na Ilha de Bom Jesus dos Passos, certamente será um case e um laboratório para mostrar não apenas para toda a região do Recôncavo Baiano e da Baía de Todos os Santos, mas para toda a costa litorânea do Brasil, como podemos fazer melhor”, acrescentou.

    A secretária municipal do Mar, Maria Eduarda Lomanto, destacou a importância do intercâmbio internacional e o trabalho da Fundação Baía Viva como exemplo de integração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

    “Existem quatro pilares fundamentais para o sucesso do desenvolvimento social e econômico ligado ao mar: gestão pública, gestão privada, sociedade civil organizada e academia, como exemplo do que o Cimatec vem realizando. Quando conseguimos integrar essas ações e receber experiências como as da Sardenha, Salvador só tem a ganhar”, afirmou.

    A voz das comunidades

    A ativista quilombola Luana do Brasil, ligada às ilhas da Baía de Todos os Santos, ressaltou o papel da Fundação Baía Viva na defesa das comunidades insulares.

    “Atualmente, a população enxerga a Baia Viva como um instrumento que realmente apoia as comunidades. A Baia Viva tem realizado um trabalho muito importante na Ilha de Bom Jesus dos Passos. Comparando com 20 anos atrás, é possível perceber o quanto Bom Jesus dos Passos evoluiu e se tornou mais competitivo em relação a outros lugares”, afirmou.

    “Essa parceria é extremamente relevante, pois a Baia Viva está de mãos dadas com a comunidade, promovendo desenvolvimento social, econômico e cultural”, celebrou a ativista.

    Estrutura e inauguração da usina

    Com 100 metros quadrados de área construída, a Usina de Beneficiamento de Pescado de Bom Jesus dos Passos dispõe de bancadas, pias, depurador, fogão e freezers, além de oferecer melhores condições de trabalho para marisqueiras e pescadores.

    O processo de beneficiamento abrange lavagem, limpeza, cozimento, catação e congelamento, garantindo produtos com maior controle de qualidade e valor agregado. As trabalhadoras que participaram da formação técnica vão iniciar agora as aulas práticas de transformação de mariscos e peixes de baixo valor em produtos como linguiça, hambúrguer e patê.

    A inauguração da usina, nesta quinta-feira (16), simboliza o fortalecimento de uma rede de cooperação entre Brasil e Itália, unindo sustentabilidade, inovação e valorização das mulheres do mar, além de marcar uma nova etapa para o desenvolvimento humano e econômico da Baía de Todos os Santos.

    Reprodução: Portal E aí?

    Mais informações: https://barcoshoweventos.com.br/barco-show-bahia-2026/

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Publicação anteriorHidroporto da Ribeira: o primeiro aeroporto de Salvador funcionava na água
    Próxima publicação Submarino Humaitá chega a Salvador e será aberto para visitação pública
    Gabriel Silva

    Publicações Relacionadas

    COPA VELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS 2025 MOVIMENTA AS ÁGUAS DA PENÍNSULA ITAPAGIPANA

    há 7 dias atrás

    Mercado náutico em expansão: descubra qual embarcação acaba de chegar à Bahia

    há 29 dias atrás

    Iate de luxo se destaca como hospedagem de Mariah Carey em Belém, impulsionando setor náutico local

    há 1 mês atrás

    Projeto Baleia Jubarte celebra parceria com a Dupelô

    há 1 mês atrás

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Anuncio 06
    Últimas publicações

    Submarino Humaitá chega a Salvador e será aberto para visitação pública

    há 6 horas atrás

    Cooperação com a Itália fortalece marisqueiras e pescadores da Ilha de Bom Jesus dos Passos

    há 7 horas atrás

    Hidroporto da Ribeira: o primeiro aeroporto de Salvador funcionava na água

    há 7 horas atrás

    Bruno Jacob vence etapa sul-americana de Jet Waves em Florianópolis

    há 1 dia atrás

    Se inscreva para novidades

    Receba as últimas notícias do Nautinews.

    Anuncio 05
    Sobre nós
    Sobre nós

    Sua fonte confiável de notícias náuticas! Cobertura completa do mercado náutico, tecnologia, inovação, sustentabilidade, economia azul e mais. Junte-se a nós!

    Email: contato@nautinews.com.br

    Instagram
    Últimas publicações

    Submarino Humaitá chega a Salvador e será aberto para visitação pública

    há 6 horas atrás

    Cooperação com a Itália fortalece marisqueiras e pescadores da Ilha de Bom Jesus dos Passos

    há 7 horas atrás

    Hidroporto da Ribeira: o primeiro aeroporto de Salvador funcionava na água

    há 7 horas atrás
    Anuncio 02
    Anuncio 03
    Anuncio 04

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.