Salvador vem enfrentando frequentes episódios de encalhamento de animais marinhos em suas praias. Nesta quarta-feira (05), um pinguim foi encontrado na praia de Itapuã. De acordo com a Polícia Militar, o animal foi localizado por populares por volta das 21h.
Segundo a PM, uma guarnição da 15ª CIPM passava pela localidade e acionou a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA).
Após ser avistado pelos militares, o animal foi resgatado e encaminhado para o Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA), no bairro de Pituaçu.
Outro episódio aconteceu na capital baiana na última semana. Um tubarão-lixa encalhou na praia da Ribeira. Em vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o animal amarrado em uma corda já fora da água.
Segundo especialistas, mudanças climáticas, poluição, contaminação do mar e a pesca excessiva são as principais causas desses encalhamentos.
Essas aparições vêm preocupando as autoridades. Esses animais desempenham um papel crucial na manutenção do equilíbrio do oceano.
É recomendado que, ao encontrar um animal marinho na costa, as pessoas não tentem movê-lo sozinhas. Em vez disso, devem entrar em contato com órgãos competentes como a COPPA, o Corpo de Bombeiros ou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Informações Bnews