As baleias-jubarte aparecem na costa brasileira entre os meses de junho e novembro. Esses gigantes dos mares – que podem atingir 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas – chegam ao Brasil em busca de águas mais quentes para o período de reprodução e nascimento dos filhotes. Mas, e nos outros meses do ano, por onde elas nadam e o que fazem?
Segundo pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), depois de passarem a temporada no litoral brasileiro, elas retornam com destino à Antártica. Nas águas geladas do sul, elas passam a outra parte da vida, onde encontram grande quantidade de alimento o suficiente para sobreviver.
Há três anos, pesquisadores, biólogos e ambientalistas – que já fazem o acompanhamento da temporada das baleias na costa capixaba – participam de intercâmbios na costa do Chile e da Argentina. Por lá, nas águas mais geladas do mundo, os cientistas do Espírito Santo analisam o comportamento dessas espécies entre os meses de dezembro e maio.
Para aprender e compartilhar experiências, pesquisadores brasileiros visitam essas águas geladas justamente no período em que as baleias estão na região. A cada temporada, observam as técnicas de pesquisa aplicadas lá e explicam para outros estudiosos os métodos de pesquisa usados no Espírito Santo.