No dia 23 de agosto, a 56ª Regata Aratu-Maragojipe larga em mais uma edição que reunirá centenas de embarcações de todo o país, em um percurso de 32 milhas náuticas, ou cerca de 60 km, passando por mar e pelo histórico Rio Paraguaçu até a chegada em Maragojipe.
O evento é realizado pelo Aratu Iate Clube, tradicional entidade náutica sediada na Baía de Aratu, em Simões filho, uma das maiores referências da Vela nacional. A novidade este ano é a mudança no local da Cerimônia e Festa de Premiação da regata.
Os participantes da regata serão recepcionados para uma grande festa de premiação e confraternização em um espaço exclusivo, privativo, seguro e confortável, com estrutura de desembarque e píer na Fazenda Caju – uma bela propriedade localizada às margens do Rio Paraguaçu.
“Mais uma vez, toda a diretoria está se empenhando para realizar uma excelente regata. Sem dúvida, 2025 será um divisor para a Aratu-Maragojipe”, declara o Comodoro do AIC, Lucio Bahia.
Um dos maiores ícones da náutica no Brasil, o velejador Lars Grael também já participou da regata e é taxativo em afirmar que a Baía de Todos os Santos é “o melhor lugar do mundo para se velejar”, e a Regata Aratu-Maragojipe como “a mais extraordinária regata da vela oceânica no Brasil”.

UM POUCO DE HISTÓRIA
O ano era 1969, oito anos após a fundação do Aratu Iate Clube. Um grupo de associados do clube, naturais da cidade de Maragojipe, no Recôncavo Baiano, decidiu realizar uma regata-passeio para a sua cidade natal, partindo da Baía de Aratu. Surgia, portanto, a “Regata de São Bartolomeu”
Era agosto, mês em que a cidade de Maragojipe comemora o seu Santo padroeiro, São Bartolomeu. As primeiras embarcações – tradicionais saveiros e pequenos veleiros – não chegavam a quinze.
Ao longo dos anos, o nome da regata mudou, passando a ser chamar “Regata Aratu-Maragojipe”, sempre considerada como um evento mais turístico do que propriamente uma competição, foi incorporando novos participantes, das mais variadas idades.
Famílias e grupos de amigos ainda é maioria até hoje nas animadas tripulações, que percorrem a bordo de veleiros, 32 milhas náuticas (cerca de 60 km) das imediações de Ilha de Maré, na saída da baía de Aratu, em Simões Filho, até a “patriótica cidade de Maragojipe”, conhecida assim nos livros de história.
O percurso é um episódio à parte. Um trecho pelas belas e tropicais águas da Baía de Todos-os-Santos, segunda maior baía do mundo, outro trecho pelo Rio Paraguaçu, margeada por mata atlântica nativa, manguezais e construções históricas, como o Forte da Salamina e o Convento de Santo Antônio do Paraguaçu.

ENERGIA LIMPA
As embarcações que competem na Regata Aratu-Maragojipe são um exemplo de respeito ao meio ambiente. Todas se utilizam da energia mais limpa da natureza, a ENERGIA EÓLICA, como força motriz.
Os velejadores também têm uma grande preocupação com todo o lixo produzido a bordo durante o evento. Ele é acondicionado de forma correta e só é descartado ao desembarcarem, em local apropriado.

RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA BAÍA DO IGUAPE
A Regata Aratu-Maragojipe 56 anos adentra a “Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape”, sob gestão do ICMBio e de um Conselho composto por diversos representantes das comunidades locais.
Isso aumenta ainda mais a responsabilidade dos participantes com a preservação ambiental. O Aratu Iate Clube historicamente elabora uma cartilha para todos os participantes do evento, com informações e orientações acerca da reserva.
SAVEIROS E CANOAS À VELA.
As comunidades do entorno do Rio Paraguaçu ainda mantém uma importante tradição: realizar competições de Saveiros Vela de Içar e Canoas a vela.
A organização da Regata Aratu-Maragojipe, em parceria com a Associação de Canoeiros das localidades de Nagé e Coqueiros, realiza tradicionalmente uma Regata dento do Rio Paraguaçu, contando com a participação de dezenas de saveiristas e canoeiros. Na edição deste ano as tratativas estão sendo mantidas para a continuidade do evento.
TURISMO NÁUTICO – FORTE INCREMENTO NA CADEIA PRODUTIVA
“O evento náutico que mais movimenta a cadeia produtiva associada ao Turismo na Baía de Todos-os-Santos” – assim também é conhecida a Regata Aratu-Maragojipe.
Historicamente 10 estados do Brasil, além de países como Argentina e Uruguai também se fazem presentes com seus veleiros e tripulações. Todos são unânimes em reconhecer que a Regata Aratu-Maragojipe é referência em beleza, organização e harmonia entre seus participantes.
Não é à toa que, a cada ano, novos participantes se juntam ao grande contingente de velejadores, tornando-se importantes multiplicadores do evento e da Baía de Todos-os-Santos para todo o Brasil e exterior.
O impacto econômico gerado pelo evento é extremamente significativo. Estimado em oito milhões de reais, movimenta fortemente diversos segmentos como hotelaria, gastronomia, empresas aéreas, transporte, vestuário, entretenimento, segurança, combustível, charter náutico e comunicação. É a tão necessária geração de emprego e renda para centenas de baianos.
PROGRAMAÇÃO
A programação da Regata Aratu-Maragojipe 56 anos contempla:
21 de agosto – 18h00 – quinta-feira – sede do Aratu Iate Clube – Reunião Técnica para velejadores, além de palestras com diversos temas.
22 de agosto – 19h00 – sexta-feira – sede do Aratu Iate Clube – Cerimônia de Abertura para convidados, com homenagem a autoridades federais, estaduais e municipais, e patrocinadores, além de show com o cantor DAN MIRANDA & Banda
23 de agosto – a partir da 10h00 – sábado – na saída da Baía de Aratu, nas imediações de Ilha de Maré – Concentração de veleiros para largadas.
23 de agosto – a partir das 16h00 – sábado – Fazenda Caju (Rio Paraguaçu) – Cerimônia de Premiação com Festa de congraçamento ao som da BANDA MÁQUINAS NA PISTA
PATROCINADORES E APOIADORES
A Regata Aratu-Maragojipe 56 anos é uma realização do Aratu Iate Clube, sob gestão do Comodoro Lúcio Bahia, e conta com importantes patrocinadores e apoiadores, a exemplo da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA), patrocinadora máster do evento.
Tem o especial patrocínio da EMBASA e patrocínio da Divisão Industrial e Marítimo Volvo Penta.
Apoio Institucional do Esporte Clube Bahia Associação, da Marinha do Brasil, da Capitania dos Portos da Bahia, da Associação Náutica da Bahia (ANB), da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB), da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA) e da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO).
Importante apoio de mídia da Tribuna da Bahia, do Site Mar Bahia, do Programa A Bordo da Rádio Metrópole FM e da Bahia Marina.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site www.aratumaragojipe.com.br até as 23h59 do dia 21 de agosto, quinta-feira.
Contatos:
Aratu Iate Clube
(71) 3216.7444
(71) 99353-4596
Via Náutica Consultoria & Eventos
(71) 99912-4126