A retomada das atividades do Estaleiro Enseada foi marcada, nesta segunda-feira (26), pelo carregamento do primeiro lote das 13 barcaças construídas no distrito de São Roque do Paraguaçu, em Maragogipe. A ação simboliza a reativação da indústria naval no Recôncavo Baiano e aponta impactos diretos na geração de emprego e renda na região.
O ato contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que destacou a importância do estaleiro para o desenvolvimento econômico local. “A retomada do Enseada representa trabalho, renda e dignidade para o povo do Recôncavo. O Governo do Estado seguirá atuando em parceria com o setor empresarial, o Governo Federal e o BNDES para ampliar os investimentos na indústria naval baiana”, afirmou.
Desde que voltou a operar, em 2025, o estaleiro já gerou cerca de 600 empregos diretos e até 900 indiretos, beneficiando trabalhadores de municípios do entorno. A expectativa é de ampliação desses números com a consolidação de novos contratos e projetos industriais.
Para o secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence, a retomada do estaleiro inaugura um novo ciclo econômico. “Estamos falando de um setor estratégico, que movimenta cadeias produtivas e fortalece a economia da Bahia, com apoio e incentivos do Governo do Estado”, ressaltou.
As barcaças integram um contrato da LHG Mining, cuja produção envolve quatro estaleiros brasileiros das regiões Norte e Nordeste. O Estaleiro Enseada é um dos maiores do país, com capacidade para processar mais de 100 mil toneladas de aço por ano e atuação em projetos ligados à exportação, importação, energia renovável e hidrogênio verde.
Moradora da região, a assistente de sustentabilidade Eliane Silva Lima destacou o impacto da retomada na comunidade local. “Eu sou da Enseada do Paraguaçu, moro aqui do ladinho, e muitos funcionários que estão aqui hoje estavam fora. Essa retomada veio para agraciar e abençoar nossas vidas”, afirmou.

Mais informações: https://barcoshoweventos.com.br/barco-show-bahia-2026/

