No dia 17 de outubro, o Submarino (Sb) “Humaitá” estará atracado no Porto de Salvador e será aberto à visitação pública gratuita, das 9h às 16h, com acesso realizado pelo Terminal Marítimo de Salvador Contermas. Devido às características do navio, os interessados deverão retirar seu ingresso gratuitamente na plataforma Sympla, e este deverá ser apresentado na entrada do evento. Não será permitido o acesso sem convite.
Recomendações de segurança
É importante destacar que o submarino não possui acessibilidade para quem se desloca por meio de cadeira de rodas. Para entrar e se deslocar no seu interior, se faz necessário o agachamento, pois os compartimentos são acessados por meio de escotilhas. Existe, ainda, o risco de colisão com a cabeça, pois os compartimentos podem ser apertados ou de teto baixo.
Outro fator a ser considerado pelo visitante é a confinação do ambiente. O submarino é um ambiente totalmente fechado e com espaços reduzidos, não sendo recomendado para quem sofre de claustrofobia, possui dificuldades de deslocamento ou não tem as condições necessárias para manter o seu equilíbrio, pois há a necessidade de esforço físico. Cada visitante ou seu responsável deve fazer uma avaliação da condição física. Devido aos fatores retrocitados, visitar o submarino não é recomendado para as pessoas muito idosas ou gestantes. Solicitamos atenção especial com as crianças.
Para garantir o conforto do visitante, recomendamos o uso de calçados sem salto, de preferência fechados, como tênis, e o uso de calça ou bermuda.